Blog Oficial Alemdii

Zeposia® – nova medicação de uso oral para Retocolite Ulcerativa pela FDA

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

FDA aprova Zeposia® (ozanimob), da Bristol Myers Squibb para adultos com Retocolite Ulcerativa (RCU) moderada à grave

Zeposia® é um modulador do receptor de esfingosina 1-fosfato (S1P), um medicamento de uso oral tomado uma vez ao dia. 

foto do frasco de plástico branco do medicamento e ao lado tem texto informativo que está no artigo e também foto de uma cápsula de cor amarelo.

Dr. Rudolph Bedford, Gastroenterologista do Providence Saint John’s Health Center in Santa Monica, disse ao Healthline que o Zeposia® é um potencial divisor de águas para pessoas com RCU que não respondem às terapias tradicionais.

“As terapias tradicionais incluem aminossalicilatos, corticosteroides e imunomoduladores. Todas são terapias orais, mas muitas vezes os pacientes não respondem ao tratamento, então passamos para os biológicos.
Na RCU e na doença de Crohn, as células T atacam o revestimento da mucosa do cólon. Este modulador regula como esse processo ocorre. Ao eliminar essencialmente as células T de se moverem para o revestimento do cólon, evita uma resposta inflamatória, sangramento, diarreia e tudo o mais que acompanha a RCU.
Estamos ansiosos para o lançamento de medicamentos orais que sejam completamente diferentes do que estamos acostumados. Não tenho certeza se é uma terapia de primeira linha neste momento, mas provavelmente haverá mais estudos examinando isso em pacientes sem tratamento. Suspeito que, eventualmente, a comunidade médica começará a adotá-lo.
Esta não é a primeira droga oral, mas é a primeira a atingir esse receptor específico. Outra terapia oral, o Xeljanz® (tofacitinibe), tem como alvo um receptor diferente. É chamado de inibidor das Janus quinases e é usado em pacientes com RCU ativa moderada a grave.
O resultado final é que estamos avançando significativamente no tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais. Estamos nos tornando muito mais sofisticados com terapias direcionadas para o tratamento dessas doenças, provavelmente, nos próximos 5 a 10 anos estaremos avançando cada vez mais nesse sentido”. Dr. Rudolph Bedford

Retocolite Ulcerativa (RCU)

A RCU, Doença Inflamatória Intestinal (DII), é caracterizada por uma resposta imune irregular e crônica que causa inflamação e úlceras (feridas) na mucosa do intestino grosso (cólon) e reto.  Os sintomas incluem fezes com sangue, diarreia grave e dor abdominal frequente. A RCU tem um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes relacionado à saúde física e mental, prejudicando o bem-estar social, emocional, a capacidade de trabalhar e estudar.

Muitos pacientes têm uma resposta inadequada ou não respondem às terapias disponíveis atualmente. A partir de 2015, estima-se que aproximadamente 3 milhões de adultos nos Estados Unidos tenham DII, o que inclui RCU e a doença de Crohn.

Doença de Crohn

Zeposia® também segue em avaliação para o tratamento da doença de Crohn moderada a grave em um ensaio clínico chamado Yellowstone e continua em avaliação no ensaio clínico True North para RCU.

Food and Drug Administration – FDA

Agência que regula o comércio de alimentos e remédios nos Estados Unidos.

Fontes:

Healthline
Bisiness Wire
EMA

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.