FDA aprova Zeposia® (ozanimob), da Bristol Myers Squibb para adultos com Retocolite Ulcerativa (RCU) moderada à grave
Zeposia® é um modulador do receptor de esfingosina 1-fosfato (S1P), um medicamento de uso oral tomado uma vez ao dia.
Dr. Rudolph Bedford, Gastroenterologista do Providence Saint John’s Health Center in Santa Monica, disse ao Healthline que o Zeposia® é um potencial divisor de águas para pessoas com RCU que não respondem às terapias tradicionais.
“As terapias tradicionais incluem aminossalicilatos, corticosteroides e imunomoduladores. Todas são terapias orais, mas muitas vezes os pacientes não respondem ao tratamento, então passamos para os biológicos.
Na RCU e na doença de Crohn, as células T atacam o revestimento da mucosa do cólon. Este modulador regula como esse processo ocorre. Ao eliminar essencialmente as células T de se moverem para o revestimento do cólon, evita uma resposta inflamatória, sangramento, diarreia e tudo o mais que acompanha a RCU.
Estamos ansiosos para o lançamento de medicamentos orais que sejam completamente diferentes do que estamos acostumados. Não tenho certeza se é uma terapia de primeira linha neste momento, mas provavelmente haverá mais estudos examinando isso em pacientes sem tratamento. Suspeito que, eventualmente, a comunidade médica começará a adotá-lo.
Esta não é a primeira droga oral, mas é a primeira a atingir esse receptor específico. Outra terapia oral, o Xeljanz® (tofacitinibe), tem como alvo um receptor diferente. É chamado de inibidor das Janus quinases e é usado em pacientes com RCU ativa moderada a grave.
O resultado final é que estamos avançando significativamente no tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais. Estamos nos tornando muito mais sofisticados com terapias direcionadas para o tratamento dessas doenças, provavelmente, nos próximos 5 a 10 anos estaremos avançando cada vez mais nesse sentido”. Dr. Rudolph Bedford
Retocolite Ulcerativa (RCU)
A RCU, Doença Inflamatória Intestinal (DII), é caracterizada por uma resposta imune irregular e crônica que causa inflamação e úlceras (feridas) na mucosa do intestino grosso (cólon) e reto. Os sintomas incluem fezes com sangue, diarreia grave e dor abdominal frequente. A RCU tem um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes relacionado à saúde física e mental, prejudicando o bem-estar social, emocional, a capacidade de trabalhar e estudar.
Muitos pacientes têm uma resposta inadequada ou não respondem às terapias disponíveis atualmente. A partir de 2015, estima-se que aproximadamente 3 milhões de adultos nos Estados Unidos tenham DII, o que inclui RCU e a doença de Crohn.
Doença de Crohn
Zeposia® também segue em avaliação para o tratamento da doença de Crohn moderada a grave em um ensaio clínico chamado Yellowstone e continua em avaliação no ensaio clínico True North para RCU.
Food and Drug Administration – FDA
Agência que regula o comércio de alimentos e remédios nos Estados Unidos.