Blog Oficial Alemdii

Tofacitinibe para o tratamento da colite ulcerativa

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Administração por via oral para maior comodidade posológica que possibilita maior adesão ao tratamento

Em maio de 2018, a Food and Drug Administration (FDA), agência americana para controle de medicamentos, aprovou o uso de tofacitinib (Xeljanz®) no tratamento de adultos com retocolite ulcerativa moderada a grave. Lançado no Brasil em 2015 e comercializado em mais de 40 países, tofacitinibe é o primeiro de uma nova classe de medicamentos para o tratamento da artrite reumatoide.

Indicação aprovada na Anvisa para Colite Ulcerativa

Tofacitinibe é indicado para a indução e manutenção do tratamento de pacientes adultos com colite ulcerativa moderadamente ou gravemente ativa com uma resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância a corticosteroides, azatioprina, 6- mercaptopurina ou antagonistas do fator de necrose tumoral.

Como este medicamento funciona?

Tofacitinibe é o primeiro e único inibidor de janus quinase oral aprovado no Brasil para o tratamento de três diferentes doenças inflamatórias imunomediadas – Artrite reumatoide, artrite psoriásica e colite ulcerativa.

A artrite reumatoide, artrite psoriásica e colite ulcerativa são doenças nas quais o sistema imunológico produz substâncias inflamatórias chamadas de citocinas. O excesso destas substâncias ataca o tecido saudável resultando em inflamação no local. Tofacitinibe é um medicamento que age dentro das células inibindo a atividade de enzimas chamadas de JAK quinases. Este mecanismo de ação impede a produção de citocinas específicas resultando em diminuição da resposta inflamatória. O início da resposta ao medicamento pode ser observado a partir da segunda semana de tratamento

Os eventos adversos mais comuns associados foram:
Diarreia
Níveis elevados de colesterol
Dor de cabeça
Herpes zoster
Creatina fosfoquinase elevada
Nasofaringite
Erupção cutânea
Infecção do trato respiratório superior

Eventos adversos graves menos comuns incluíram:
Infecções graves, infecções oportunistas, linfoma e outras malignidades têm sido observadas em pacientes tratados com tofacitinibe.

O uso do tofacitinibe em combinação com terapias biológicas para colite ulcerativa ou com imunossupressores (azatioprina e ciclosporina) não é recomendado.

Consulta Pública 83

Está em avaliação na Conitec a incorporação do tofacitinibe para o tratamento de retocolite ulcerativa moderada a grave. Até o dia 21 de janeiro, a população pode enviar contribuições sobre a incorporação do medicamento tofacitinibe.
As contribuições enviadas durante esta consulta pública podem confirmar ou modificar a recomendação inicial. Para participar, com experiências ou opiniões, acesse aqui; com contribuições técnico-científicas, acesse aqui.

Fontes:
Ministério da Saúde
FDA approves new treatment for moderately to severely active ulcerative colitis
Bula Xeljanz® (citrato de tofacitinibe) para pacientes
Bula Xeljanz® (citrato de tofacitinibe) para profissionais de saúde
Consulta Pública Avalia Medicamento para Retocolite Ulcerativa

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.