Blog Oficial Alemdii

Teste do pezinho

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

teste de triagem neonatal, mais conhecido como teste do pezinho (ou teste de Guthrie), faz parte de um importante programa de saúde pública no Brasil, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Incluído em todo o país por meio da PORTARIA Nº 822, DE 06 DE JUNHO DE 2001, esse programa tem a finalidade de auxiliar o diagnóstico de algumas doenças e distúrbios do metabolismo, permitindo o início precoce do tratamento e manejo específico.

Sábado, 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada pelo instituído pelo Programa de Triagem Neonatal (PNTN) com o objetivo de conscientizar o público e os profissionais de saúde sobre a relevância do Teste do Pezinho na triagem neonatal.

O Teste do Pezinho chegou ao Brasil ao final dos anos 70. Inicialmente objetivava detectar o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria. Em 1992, passou a ser obrigatório em alguns estados brasileiros. Já o PNTN visa acolher todos os RN, pois não somente o teste precisa ser feito, mas também porque os bebês precisam de acompanhamento de acordo com o resultado do exame.

Desde então, todos os Estados foram habilitados neste programa, que engloba a identificação precoce de doenças, a expansão da cobertura populacional e a procura ativa de pacientes suspeitos de serem portadores de doenças que podem ser triadas pelo teste. Com isso, as famílias não só são informadas a respeito do resultado, mas podem ser convocadas para que uma nova coleta seja efetuada com o intuito de confirmar qualquer alteração.

O Teste Básico abrange a triagem das seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. O Teste Ampliado pode detectar até 20 doenças, o PLUS 23, o Master 28, o Expandido 46 e o Completo pode identificar até mais de 60 doenças.

Para a realização do Teste do Pezinho são necessárias poucas gotas de sangue do calcanhar do neonato coletadas em papel filtro. O período correto para a coleta da amostra não deve ser inferior a 48 horas de alimentação proteica e não deve exceder 30 dias do nascimento; entretanto, o período ideal encontra-se entre o terceiro e o sétimo dia após o nascimento do bebê.

Com o teste é realizada a triagem

Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) e o bebê é reconvocado para fazer novos exames, que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada. Os casos são acompanhados na Atenção Especializada do SUS, através da Rede de Atenção à Saúde – RAS / Rede Cegonha e a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

Rede de coleta

As famílias podem buscar a realização do teste do pezinho comparecendo à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa, por exemplo. O SUS oferta o exame em uma rede de coleta que conta com 22.353 pontos  estabelecidos em USF, UBS e maternidades espalhadas por todo o Brasil. Além desses pontos, existem 30 SRTN, habilitados pelo Ministério da Saúde, sendo um em cada estado, Distrito Federal e quatro no estado de São Paulo, os quais contam com médicos especialistas e equipe multidisciplinar para atender a todas as crianças diagnosticadas com as doenças do escopo do PNTN.

Fontes:
Pebmed – Dia Nacional do Teste do Pezinho: conheça esse exame que salva vidas
Pebmed – Teste do pezinho: como realizar e quais interferentes?
Ministério da Saúde reforça a importância do Teste do Pezinho entre o 3º e 5º dia de vida

Informação importante para o momento atual: Nota Técnica Nº 02/2020 – Orientações para a manutenção do Programa Nacional de Triagem Neonatal Biológica (Teste do Pezinho) durante a Pandemia de COVID19 – 19/05/2020

O Teste do Pezinho é fundamental, mas pode ser ainda melhor. Assine aqui a petição a favor do Teste do Pezinho Ampliado.
Link para assinar: https://maequeama.com.br/teste-pezinho/

Participe da Live ARARTriagem Neonatal e as dificuldades das associações na pandemia“, dia 5 de junho, 17 horas com Cristiano Silveira @silveiracm, Biólogo e Presidente da Associação de Fibrose Cística do RJ @acamrj. Mais informações: www.farmale.com.br/live-alianca-rara-rj/

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.