Blog Oficial Alemdii

Qual biológico deve ser o primeiro?

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Será que existe uma “escala de progressão de biológico”?

Recebi uma dúvida sobre o Stelara que já vi em relação a outros medicamentos biológicos sobre “escala de biológicos” e então, convidei a Gastroenterologista Dra Bianca Schiavetti para responder:
Hoje no Brasil temos 5 medicações aprovadas para o tratamento da Doença de Crohn, divididas em 3 classes terapêuticas diferentes:

  • Anti-TNF
  • Anti-integrina
  • Anti-interleucina

Todos custeados pelas operadoras de saúde por estarem no rol da ANS mas somente os anti-TNF são custeados pelo SUS por estarem no PCDT.
Embora ainda não tenhamos disponíveis exames que determinem qual é a via inflamatória de cada paciente, hoje conseguimos tentar triar qual possivelmente será a melhor escolha para iniciar o tratamento. Comprovadamente há maior chance de resposta no primeiro medicamento utilizado.
Alguns fatores nos fazem decidir na escolha de qual classe e qual medicamento prescrever em cada caso, mas TODOS os cinco podem ser usados em pacientes virgens de tratamento biológico. Não existe uma “escala de progressão de biológico”. Portanto, o Stelara (Ustequinumabe) pode sim ser usado como primeira escolha de biológico e com excelentes resultados, mas em caso de não haver resposta qualquer outro poderá ser prescrito como segunda opção.
Dra Bianca Schiavetti: Título de Especialista pela FBG – Federação Brasileira de Gastroenterologia, Coordenadora da Regional SP (Capital, ABC e Baixada) do GEDIIB – Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil, Presidente do GADIIBS – Grupo de Apoio das Doenças Inflamatórias Intestinais da Baixada Santista.
Agradeço a Dra Bianca Schiavetti pela contribuição em responder uma dúvida enviada a mim sobre o uso de medicamento biológico. Já disse isso uma vez e volto a repetir que eu desejo uma Dra Bianca para todos os pacientes de DII.
Você também uma dúvida? Envie para contato@farmale.com.br

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.