Blog Oficial Alemdii

O Cuidado ao Luto

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O Cuidado ao Luto foi construído com três frentes assistenciais e tem a missão de ofertar suporte às pessoas que tiveram uma perda significativa pela covid-19.

Lidar com a perda de uma pessoa querida não é uma tarefa fácil. Sensações, que muitas vezes são desconhecidas, invadem e tomam conta. E, de repente, tudo parece novidade. É um mundo novo. “Que espaço é esse sem ela aqui?”

O luto é um processo longo de adaptação. O luto é uma reação emocional normal e esperada que surge quando perdemos alguém que temos um vínculo forte e significativo. É um processo individual, no qual cada um vai lidar e sentir de maneira única. Assim como a dor e o sofrimento, fazem parte as memórias, a saudade, as imagens, os cheiros, as músicas, as histórias vividas, que por vezes são difíceis de serem compartilhadas.

A partir do momento que a gente cuida do luto, a gente cuida também da história de amor, do laço afetuoso formado com o ente querido que perdemos. Cuidamos do legado da história vivida e com isso tentamos minimizar possíveis reações psicológicas desadaptativas e que provocam muita dor, além da sensação de solidão e tristeza presentes nesse processo.

O espaço de Psicoeducação tem a proposta de informar e orientar sobre aspectos que envolvem a temática do luto; a frente das Memórias refere-se à elaboração do luto a partir do compartilhamento das histórias de perdas pela covid-19, sendo ofertado cuidado a partir de uma devolutiva técnica e acolhedora que será realizada por um profissional especializado em luto; e o espaço Assistencial, que oferta atendimento individual e do grupo de apoio.

A escuta e o cuidado serão realizados por psicólogos voluntários e especializados na temática do luto. Todo o suporte prestado neste projeto terá pleno sigilo e será respeitado em sua totalidade. O processo de luto precisa de cuidados, e uma equipe experiente e solidária estará disponível para ajudar qualquer um que precise de suporte e escuta nesse momento.

Quem são

Essa ação foi idealizada e será executada pelo Instituto Entrelaços em parceria de cocriação com o Instituto Beaba (be-a-bá), unidos a profissionais parceiros e amigos que também desejavam oferecer cuidados, ações direcionadas e éticas para as significativas perdas advindas da covid-19.

Instituto Entrelaços atua há quase 10 anos como um espaço que oferece atendimento psicológico especializado a pessoas que experienciaram o rompimento de um laço afetivo. Possui diversas ações de apoio social como o Ambulatório de Intervenções e Suporte ao Luto, em funcionamento desde 2016.

Instituto Beaba é uma entidade que trabalha com suporte às crianças em tratamento oncológico. Sua expertise e diferencial é saber informar e comunicar de forma clara, objetiva e otimista sobre temas difíceis.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com o Instituto Entrelaços:

(21) 2225-6155 (21) 97954-3131
erika.pallottino@institutoentrelacos.com  cecilia.rezende@institutoentrelacos.com

Fonte: www.cuidadoaoluto.com.br/projeto/

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.