Blog Oficial Alemdii

Incorporação do Vedolizumabe para doença de Crohn

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Aberta Consulta Pública sobre inclusão de medicamento para Doença de Crohn

As sugestões encaminhadas irão auxiliar a CONITEC a construir a recomendação final sobre o tema

Até 15 de abril, pacientes, associações, profissionais de saúde e demais interessados poderão enviar opiniões sobre incorporação ao SUS do vedolizumabe para doença Crohn (DC).
A DC é uma doença do trato digestivo, crônica e sem cura, que pode se apresentar com lesões que vão desde a boca até o ânus. O medicamento analisado atua na inibição da inflamação intestinal, diminuindo os sintomas e as lesões locais. O Ministério da Saúde já disponibiliza corticosteroides, imunossupressores e biológicos anti-TNF para pacientes com DC, por meio do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.
A Secretaria Executiva da CONITEC ouviu a sociedade sobre os resultados obtidos com o tratamento disponível e identificou a necessidade de aumentar as alternativas terapêuticas, a fim de fazer frente aos casos em que os medicamentos deixam de fazer efeito ou para aqueles pacientes que apresentem intolerância ao tratamento ofertado.
Sensível à causa, a CONITEC está analisando se a inclusão do vedolizumabe pode responder a essa demanda, uma vez que apresenta mecanismo de ação diferente das opções disponíveis. Entretanto, não foram encontradas evidências que comprovem a superioridade desse medicamento em comparação aos já ofertados no SUS para o mesmo fim. Por isso, considerando que esse medicamento implicaria em um custo adicional sem comprovações na literatura de maiores benefícios, o Plenário recomendou inicialmente a não incorporação do medicamento.
Acesse aqui, na íntegra, o relatório inicial.

As contribuições enviadas durante essa Consulta Pública poderão confirmar ou modificar essa posição. Participe e auxilie a CONITEC a construir a recomendação final.

Para participar, bastar preencher os relatórios no endereço: http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas
Fonte: CONITEC

Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.