Blog Oficial Alemdii

Armazenamento de Medicamentos Biológicos em Casa

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O armazenamento de medicamentos em casa é o tipo de dúvida que sempre vejo por aí, mas hoje eu recebi essa dúvida direto de uma amiga, a Bianca Elisa. Sua dúvida era especificamente sobre como armazenar o medicamento na geladeira.

Você também tem uma dúvida? Envie para farmaleachou@gmail.com ou escreva nos comentários.
Medicamentos biológicos fazem parte das opções de tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais e estes medicamentos necessitam de refrigeração para que não percam as suas propriedades. Sendo assim, hoje vou escrever somente sobre o armazenamento dos biológicos e em outro texto sobre outros medicamentos.
Medicamentos que necessitam de refrigeração, são chamados de medicamentos termolábeis e os biológicos se enquadram aqui.
Os medicamentos biológicos devem ser armazenados e transportados refrigerados com temperatura entre 2°C e 8°C. A única forma de medir essa temperatura é utilizando um termômetro, existem dois tipos de termômetros, que podem ser utilizados no transporte e na geladeira.
Devem ser transportados em caixa de isopor ou bolsa térmica com Gelo Químico (reutilizável). O transporte na caixa de isopor deve acontecer com a caixa devidamente tampada.
 
Dica: Fechar a caixa de isopor com uma fita adesiva para melhor vedação e manutenção da temperatura.
 
Use o Gelo reutilizável – Mantendo a temperatura no transporte
Diponíveis para venda:
  • Gelo reutilizável rígido – gelox: geralmente uma caixinha de plástico, com gel em seu interior, fechado com uma tampa de rosca ou pressão.
  • Bolsa térmica de gelo em gel – bolsa termogel: uma bolsa flexível de gelo em forma de Gel.
Todos são também conhecidos como gelo químico.
Os gelos reutilizáveis devem ser deixados no congelador até solidificar pelo período mínimo de 8 horas. A duração do gelo reutilizável dentro da bolsa ou caixa de isopor é de 2 horas.
Quando for retirar seu medicamento na farmácia de alto custo é recomendável solicitar que o seu gelo reutilizável seja mantido na geladeira enquanto aguarda a entrega do seu medicamento.
O gelo reutilizável deve ser colocado dentro da bolsa térmica ou da caixa de gelo no fundo da caixa ou bolsa e nas laterais caso sejam bolsa ou caixa grande.
Importante evitar o contato direto do gelo reutilizável com a caixa da medicação, para isso, coloque a medicação ou o gelo dentro de sacos para congelar tipo sacos zips.
Em hipótese alguma utilize gelo seco para transportar o seu medicamento, pois, o gelo seco pode congelar o medicamento.
Armazenando o medicamento biológico na geladeira doméstica:
 
  • O medicamento deve ser retirado da caixa de isopor ou bolsa térmica e mantido na caixa do fabricante;
  • Depois deve ser armazenado na geladeira, na prateleira do meio, separado dos alimentos e bebidas;
  • Não coloque o seu medicamento na porta da geladeira, no congelador ou na gaveta de legumes e de alimentos frescos.
Faltou luz! E agora?
 
O que fazer na falta de energia elétrica:
 
Na ocorrência de falta de energia, o medicamento deve ser armazenado na caixa de isopor ou na bolsa térmica, devidamente preenchidos com gelo reutilizável.
Nunca coloque o seu medicamento no congelador! 
 
 
Dica: Como precaução mantenha barras de gelo reutilizável no congelador, faltando energia você terá como manter refrigerado o seu medicamento.
 
Viagens e medicamentos biológicos e injetáveis:
 
As companhias aéreas devem ser comunicadas sobre a necessidade de transportar medicamento biológicos e autoaplicáveis (medicamentos biológicos subcutâneos).
  • Leve sempre a receita médica;
  • Transporte os medicamentos segundo as orientações de transporte;
  • No caso de voos longos,  solicite  o condicionamento do medicamento na geladeira do avião, segundo as orientações de armazenamento;
  • Se a viagem for de ônibus ou carro, providencie uma quantidade extra de gelo reutilizável, para veículos existem algumas opções de geladeiras portáteis.
Fornecimento de bolsa térmica e gelo reutilizável:
 
Se você é usuário de medicamento biológico, observe que na caixa de seu medicamento tem o telefone da Central de Atendimento do Fabricante, essas centrais são chamadas de programas de relacionamento com o cliente, esses programas têm orientações sobre o medicamento e alguns fornecem bolsa térmica com gelo reutilizável, entre em contato e se informe.
No que diz respeito à armazenagem na sua casa, para qualquer medicamento, é importante que as pessoas tenham acesso as instruções dos fabricantes de como armazenar. Normalmente estas informações estão expressas nas bulas ou nas caixas.
Leia a bula, consulte o Farmacêutico ou o seu Médico e busque informações no Central de Atendimento do Fabricante do fabricante do medicamento.

Publicações relacionadas

Participe da discussão

12 comentários

  1. Sim Ismenia Elias, precisa. São medicamentos muito sensíveis à mudança de temperatura. Caso não tenha gelo reutilizável, pode colocar o gelo comum em um saco plástico e a embalagem do medicamento em saco plástico também, para que a água do gelo não estrague a embalagem. Qualquer dúvida pergunte mesmo, é muito importante sabermos também como transportar nossas medicações para que tudo dê certo no tratamento. Um abraço!

  2. Quando faltar luz, você deve deixar a medicação dentro da bolsa térmica junto com o gelo, lembrando que a caixa da medicação nao deve ter contato direto com algo que possa molhar. Caso sua medicação tenha ficado fora da refrigeração (fora da bolsa térmica com o gelo ou fora da geladeira), ela perde o efeito e você deverá descartar e falar com o seu médico. Devemos sempre deixar os gelos reutilizáves no freezer para quando ocorrerem problemas como esse da falta de luz. Você pode enviar mensagem para o meu e-mail farmaleachou@gmail.com se vc tiver mais dúvidas ou deixar a mensagem por aqui. Um abraço!

  3. Por que não se pode molhar a caixa do medicamento? Minha filha faz uso contínuo de um medicamento que deve ser refrigerado mas eu retiro a caixa para poder facilitar o transporte, deixo somente o vidro e o gelo reutilizável dentro de uma bolsa térmica. está errado?

  4. Minha namorada teve que retirar a medicação da geladeira, pra limpa-la, mas o medicamento ficou na bolsa térmica com gelo, por duas horas e meia por aí, existe algum problema? Muito obrigado.

  5. Bom dia, faço uso de medicamentos termolábeis em (Imunoglobulina), continuo, faço transporte em uma caixa de isopor suprida de gelo reutilizável em baixo, laterais e sobre o medicamento, vedo a caixa com fita adesiva e levo em media de 10 horas pra chegar em casa, pois dependo de transporte publico pra chegar em casa.
    Observei que o gelox ainda estava pedrado e o medicamento bem geladinho. Pergunto se mesmo assim corro o risco do medicamento perder sua eficácia?
    Armazenamento :coloco o medicamento na geladeira nas prateleiras do meio nao sei se é o correto. Pensei em comprar um frigobar só para o medicamento, porque assim não ficaria juntos com alimentos e nem precisaria ficar abrindo toda hora como na geladeira, seria a solução? Muito Obrigada.

    1. Oi Greymarri! Desculpe por não ter respondido antes… mas tinha certeza que havia respondido, espero que ainda seja útil. Vc está fazendo corretamente o transporte e armazenamento em casa, sobre o frigobar, seria excelente, pois nas farmácias medicamentos não podem ser armazenados com alimentos, mas em casa, tudo bem, pois não ficam muito tempo até o uso e seria inviável para muitas pessoas ter um frigobar somente para esse fim. Vc pode utilizar um termômetro na bolsa térmica para confirmar se está tudo ok e se sentir mais tranquila. Mantenha o medicamento na embalagem original protegido de umidade, para não estragar a embalagem. Alguns laboratórios têm programas de apoio ao paciente e fornecem bolsa térmica gratuitamente. Entre em contato com o SAC da indústria fabricante e busque por essa infirmação. Um abraço! E Feliz 2020!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.