Blog Oficial Alemdii

Terapia Biológica na Doença Inflamatória Intestinal

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Melhora da qualidade de vida dos pacientes

Durante anos as medicações utilizadas para o tratamento das DII se mantinham as mesmas. São elas as mesalazinas, corticosteroides e imunossupressores, principalmente a azatioprina e o metotrexato. Para os pacientes que apresentavam recaídas frequentes da doença eram oferecidos re-tratamentos com os corticosteroides, que são drogas excelentes para induzir remissão, mas que a longo prazo, provocam complicações tão ou mais graves do que a própria doença.

À medida que a fisiopatologia envolvida nas DII foi melhor esclarecida, surgiu a possibilidade de novas drogas com o objetivo de diminuir a resposta imune da mucosa intestinal, culminando na diminuição da inflamação crônica.

A terapia biológica surgiu após estudos que identificaram a presença de citocinas pró-inflamatórias na lâmina própria (veja na figura abaixo) intestinal de pacientes com DII. Essas citocinas, em especial o TNF-alfa, têm papel crucial na perpetuação da inflamação crônica da mucosa intestinal.

Fonte: http://www.auladeanatomia.com/digestorio/sistemadigestorio.htm

Antes da terapia biológica, o objetivo era a remissão clínica e endoscópica, hoje o objetivo é a remissão histológica, com cicatrização completa da mucosa. Com a indução da remissão clínica, laboratorial e a cicatrização da mucosa, os pacientes têm menores chances de internação e procedimentos cirúrgicos e consequentemente a melhora da qualidade de vida.

Fontes: 
- Carvalho ATP. Terapia biológica. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2012;11(4):33-40
- PEBMED

Conte a sua história

Farmale é membro

Investidores Sociais

Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

NOSSAS REDES

Inscreva-se em nossa Newsletter

O conteúdo editorial do blog Farmale não apresenta nenhuma relação comercial com os investidores sociais do blog, assim como com a publicidade veiculada no site.

 O blog Farmale faz parte do projeto de comunicação da ALEMDII.

A informação contida neste blog está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso à Informação é um direito seu: Fique informado.

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.