Blog Oficial Alemdii

Sobre os Avanços na Pesquisa para Doença de Crohn

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Compreenda o Valor das Descobertas Científicas e sua Importância para o Futuro do Tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais

Você já se perguntou por que algumas pessoas com Doença de Crohn (DC) apresentam sintomas tão leves e outros tão graves? Por que alguns pacientes passam anos sem sintomas, enquanto outros têm crises mais frequentes? Saiba que isso realmente acontece e que ainda não se pode prever como a doença vai afetar uma pessoa em particular.

A causa da DC ainda é desconhecida, não tem cura, mas há muitos tratamentos eficientes disponíveis que podem controlar a doença e até mesmo deixá-la em remissão.

Você já imaginou prever como será a evolução da DC nos pacientes?

Essa semana compartilhamos uma descoberta importante, resultado da pesquisa realizada por pesquisadores de Campinas e de Barcelona que identificaram um conjunto de genes cuja atividade está alterada no intestino de pacientes com a DC.

A descoberta pode levar a uma melhor compreensão da DC e a formas mais eficientes de predição e tratamento. Os resultados são parte de uma pesquisa financiada pela FAPESP. O estudo foi publicado no Journal of Translational Medicine por pesquisadores da Unicamp e do Hospital das Clínicas de Barcelona, na Espanha.

Dra Raquel Franco Leal, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e coordenadora do estudo estará na Live Farmale para nos explicar sobre a pesquisa e a importância para o futuro do tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais.

Também teremos a oportunidade de conhecer o trabalho do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII).

Será uma honra receber a Dra Raquel Franco Leal na Live Farmale explicando tudo isso para nós, pacientes com DII. Será uma oportunidade imperdível! Deixe anotado na agenda: nesta segunda-feira, dia 24/08 às 20:30hs.

Dra Raquel Franco Leal – Professora Associada do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, residência médica em Cirurgia Geral e Coloproctologia. Mestrado e Doutorado em Cirurgia pela Unicamp. Realizou pós-doutorado pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Barcelona na área de Doenças Inflamatórias Intestinais. Especialista e membro titular pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, da International Society of University Colon and Rectal Surgeons (ISUCRS) e sócia honorária da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD). Membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil (GEDIIB), da European Crohn´s and Colitis Organisation (ECCO) e da Pan American Crohn’s Colitis Organisation (PANCCO). Líder do Grupo de Pesquisa em Doenças Inflamatórias Intestinais Translacional, certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Pesquisadora Nível 2 de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia da FCM da Unicamp.

O artigo Whole transcriptional analysis identifies markers of B, T and plasma cell signaling pathways in the mesenteric adipose tissue associated with Crohn’s disease (doi: 10.1186/s12967-020-02220-3), de Francesca Aparecida Ramos da Silva, Lívia Bitencourt Pascoal, Isabella Dotti, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono, Daniel Aguilar, Bruno Lima Rodrigues, Montserrat Arroyes, Elena Ferrer-Picon, Marciane Milanski, Lício Augusto Velloso, João José Fagundes, Azucena Salas e Raquel Franco Leal, pode ser lido em: https://translational-medicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12967-020-02220-3.

Leia mais:

Identificados genes alterados em pessoas com doença de Crohn

Conte a sua história

Farmale é membro

Investidores Sociais

Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

NOSSAS REDES

Inscreva-se em nossa Newsletter

O conteúdo editorial do blog Farmale não apresenta nenhuma relação comercial com os investidores sociais do blog, assim como com a publicidade veiculada no site.

 O blog Farmale faz parte do projeto de comunicação da ALEMDII.

A informação contida neste blog está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso à Informação é um direito seu: Fique informado.

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.