Blog Oficial Alemdii

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

SMAM 2020 pede apoio ao aleitamento materno para formação de um planeta mais saudável

A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) definiu o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020: “#WBW2020 Support breastfeeding for a healthier planet”. Em tradução livre não oficial, “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”.

Os objetivos do #WBW2020 são formados por quatro pilares:

  • Informar pessoas sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente/mudança climática;
  • Ancorar a amamentação como uma decisão climática inteligente;
  • Se empenhar com indivíduos e organizações para maior impacto;
  • Galvanizar ação para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação.

O tema escolhido está relacionado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são construídos sobre o “inalcançável” e superado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e irá orientar programas de desenvolvimento para os próximos anos – Agenda 2030. Há 17 metas que se aplicam a todos os países da mesma forma, abrangendo questões amplas como as alterações climáticas e a redução da pobreza.

Para o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Luciano Borges Santiago, amamentar sempre foi e sempre será a maneira mais saudável de se iniciar a alimentação infantil. “Mais saudável para o bebê, que recebe um ‘alimento vivo e ativo’, em constantes mudanças e aprimoramentos para atender da forma mais completa possível as necessidades deste pequeno ser indefeso e em pleno desenvolvimento; mais saudável para a mãe, que desenvolve vínculos afetivos diferenciados e ainda recebe de volta a proteção contra várias doenças; e mais saudável para o nosso maltratado planeta Terra”, enfatiza.

Segundo o especialista, a prática da amamentação, que ocorre desde a criação da humanidade, não tem custos para a família, não polui, economiza água, protege a camada de ozônio e ainda gera riqueza intelectual, um bem de extrema preciosidade para a humanidade.

“A SMAM 2020 nos lembra que precisamos cuidar triplamente. Cuidar do planeta doente, cuidar das pessoas doentes com essa nova virose e principalmente cuidar de nos comunicarmos melhor. É preciso falar e ser entendido. Falar bem alto que o aleitamento materno é insuperável; que lactantes com SARS-CoV-2 positivo, mas em bom estado geral e com cuidados adequados de higiene podem e devem sim manter a amamentação; que nós pediatras precisamos nos comunicar cada vez melhor com as famílias e juntos, através também do aleitamento materno, poderemos alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, frisa.

SMAM – A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo.

Anualmente, a WABA coordena e organiza a Semana Mundial da Amamentação (WBW) entre 1 e 7 de agosto. Desde 2016, a instituição alinha a campanha WBW com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a qual chama de Campanha WBW-SDGs.

Fonte: SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.