A Consulta Pública Nº 91 da ANS tem como objetivo receber contribuições para a revisão da lista de coberturas dos planos de saúde
Estamos de volta com nossos trabalhos na ALEMDII e aqui no Farmale (Blog Oficial ALEMDII) e já vamos iniciar convidando vocês para contribuírem com a primeira consulta pública de 2022. Sim! Já temos tratamento para a RETOCOLITE ULCERATIVA (RCU) em avaliação para inclusão no Rol da ANS, ou seja, nos planos de saúde. O medicamento que está na CP nº 91 da ANS é o USTEQUINUMABE para o tratamento de pacientes com RCU moderada a grave.
Estamos certos que muitos de vocês já contribuíram com outras consultas públicas de interesse aos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa) e por isso contamos com vocês mais uma vez para que possamos ter um resultado favorável à inclusão de mais um medicamento biológico para RCU.
Agora vamos entender um pouco mais sobre essa CP nº 91
Nos dias 18 e 19 desse mês (janeiro/22) foi realizada a 1ª reunião da Comissão de Atualização do Rol Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar – COSAÚDE sobre a atualização do Rol da Agência Nacional de Saúde (ANS). Foram apresentadas as propostas de inclusão 4 medicamentos, sendo 2 com recomendação favorável de inclusão – dupilumabe (asma eosinofílica grave), darolutamida (câncer de próstata não metastático resistente à castração) e 2 com recomendação desfavorável à inclusão – regorafenibe (câncer colorretal metastático) e ustequinumabe (retocolite ulcerativa ativa moderada a grave).
Eu estive presente no segundo dia dessa reunião representando a Biored Brasil a convite do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Tive mais uma vez a oportunidade de levar um pouco da jornada do paciente com retocolite ulcerativa em uma reunião sobre o rol da ANS e compartilhei sobre a importância do acesso ao arsenal completo de medicamentos para que os médicos possam ter mais possibilidades para tratar seus pacientes.
A Comissão de Medicamentos e Acesso do GEDIIB estava presente representados por Dr. Fábio Teixeira e Dra. Renata Fróes levando informações importantes sobre a inclusão do ustequinumabe no rol da ANS para o tratamento da retocolite, ampliando o acesso dos pacientes ao arsenal terapêutico das doenças inflamatórias intestinais. O GEDIIB ressalta que é sempre favorável à incorporação de medicações aprovadas pela Anvisa que tenham eficácia e segurança comprovadas.
Assista a reunião:
A importância da sua contribuição
A CP nº 91 foi aberta no dia 28 de janeiro/2022 e fica aberta para você enviar a sua contribuição até o dia 16 de fevereiro/2022. Então, já pode convocar amigos, familiares, profissionais da saúde, vizinhos, todos, todas e todes para discordar da recomendação inicial da ANS que é a não inclusão do ustequinumabe para RCU e vamos virar esse jogo! Quem tem RCU já ficou muito tempo sem acesso aos medicamentos biológicos nos planos de saúde! Vamos contribuir para que o ustequinumabe possa ser mais uma opção de tratamento para a RCU! Juntos somos mais fortes!
Preparamos um passo a passo para te ajudar na participação dessa CP 91
Para participar clique aqui: CP 91 ANS Ustequinumabe para Retocolite Ulcerativa