Blog Oficial Alemdii

Importância dos CRIES para pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Um olhar diferenciado sobre a assistência a esses pacientes, olhar este que vá além das recomendações dos calendários básicos

O aumento da expectativa de vida, aliado aos avanços tecnológicos e da medicina, levam a um incremento no número de pessoas com doenças crônicas, o que faz das vacinas uma ferramenta de grande importância para se reduzir a morbidade e mortalidade nesse grupo.

O surgimento de inúmeros novos medicamentos para tratar as doenças reumatológicas, inflamatórias intestinais, as neoplasias e a Aids possibilitou que esses pacientes sigam com qualidade de vida, mas em condições variáveis de imunodepressão, aumentando o risco para se contrair infecções.

Torna-se, então, necessário um olhar diferenciado sobre a assistência a esses pacientes, olhar este que vá além das recomendações dos calendários básicos.

Muitas doenças crônicas aumentam o risco para infecções que podem ser prevenidas com vacinas, evitando-se também uma descompensação da doença de base. Assim, a indicação de vacinas deve ser norteada pela fisiopatologia da doença e a predisposição para infecções imunopreveníveis.

Onde encontro os CRIE?

Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) foram criados para facilitar o acesso de pessoas com condições especiais, independentemente da idade, a vacinas, soros e imunoglobulinas que não são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou são oferecidos para faixas etárias restritas.

Entre os beneficiados estão pessoas com determinadas doenças crônicas; imunodeprimidos; pessoas que moram ou têm contato próximo com ambos os grupos; e quem apresentou hipersensibilidade ou eventos adversos graves a alguma vacina disponibilizada nas UBS.

Clique aqui Lista de endereços dos CRIE para encontrar o CRIE mais próximo de você. Essa lista foi atualizada em março de 2020. Caso o CRIE não seja de fácil acesso, você pode fazer a solicitação da vacina no posto de saúde mais próximo a ele, que irá requisitar a dose necessária.

 

Fluxo de atendimento nos CRIE:

 

Leia mais:

Vacinação de imunodeprimidos deve ser realizada nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.