Blog Oficial Alemdii

Doenças Inflamatórias Intestinais e Amamentação

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Mulheres com DII são tão propensas quanto a população em geral a amamentar seus bebês

No entanto, estudos demonstram que a duração média do período de amamentação na DII é menor do que na população geral.

O aleitamento materno não está associado a um risco aumentado de surto da doença e pode até fornecer um efeito protetor para crises da doença no pós-parto. É relatado que o aleitamento materno pode ter efeito protetor em relação ao desenvolvimento precoce da DII em crianças. No entanto, a qualidade dos dados existentes é geralmente baixa. Esses achados precisam ser investigados em estudos prospectivos (por exemplo, estudos controlados randomizados).

Há também evidências limitadas de que o aleitamento materno pode estar associado a um perfil mais benéfico da microbiota intestinal, associado com o maior número de bifidobactérias (bactérias que fazem parte da microbiota do trato gastrintestinal inferior do ser humano e não apresentam nenhuma patogenicidade) e menores números de C. difficile e E. coli, perfil este, que pode ter efeito protetor em relação ao desenvolvimento da DII.

Pesquisas recentes demonstraram que o leite humano não é só um alimento

O leite humano é um sistema complexo, que além de conter elementos de defesa e nutrição, também fornece hormônios e micróbios benéficos ao intestino infantil. Esses microrganismos, especialmente algumas bactérias (lactobacilos e bifidobactérias), são importantes componentes ativos do leite humano, que contribuem para a formação da flora intestinal do bebê. Portanto, o leite materno está repleto de bons micróbios (“bichinhos do bem”), e isso é importante para o bebê!

Fontes:
C.J. van der Woude, S. Ardizzone, M.B. Bengtson, G. Fiorino, G. Fraser, K. Katsanos, S. Kolacek, P. Juillerat, A.G.M.G.J. Mulders, N. Pedersen, C. Selinger, S. Sebastian, A. Sturm, Z. Zelinkova, F. Magro, for the European Crohn’s and Colitis Organization (ECCO), The Second European Evidenced-Based Consensus on Reproduction and Pregnancy in Inflammatory Bowel Disease, Journal of Crohn’s and Colitis, Volume 9, Issue 2, February 2015.
SBP – Você sabia que a amamentação pode reduzir o risco de doenças crônicas?

Revisor Colaborador:
Dr Anicet Okinga – youtube.com/c/DoutorOkinga

Leia mais:

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.