Blog Oficial Alemdii

Dicas da Anvisa para problemas com medicamentos

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Problemas com algum medicamento? Confira as dicas da Anvisa e saiba o que fazer
 
Razão para medicação não gerar o efeito desejado pode estar relacionado a fatores que vão desde a falha no diagnóstico à má conservação do produto
 
 

Eles curam doenças e aliviam sintomas, mas sem os devidos cuidados os medicamentos podem causar problemas como reações adversas ou mesmo não gerar efeito algum. Nessas situações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (#Anvisa) orienta o paciente a entrar em contato com o órgão e relatar o problema.
O atendimento é feito pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo portal da agência. É preciso ter em mãos a embalagem do medicamento para informar o nome do produto, a marca, o nome do fabricante, entre outros dados (como data de fabricação e validade).
O fato de a medicação não gerar o efeito desejado pode estar relacionado a fatores que vão desde a falha no diagnóstico, ainda no consultório médico, ao transporte e armazenamento inadequados do produto. Wagner Martins, farmacêutico especialista em gestão da assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (#SUS) e membro da Comissão Assessora de Legislação do Conselho Federal de Farmácia (#CFF), destaca que uma forma de evitar esses transtornos é sempre buscar farmácias que mantenham um farmacêutico à disposição do paciente.
“Sempre adquira seus medicamentos em farmácias e drogarias licenciadas, exija a presença do farmacêutico para tirar suas dúvidas. Nesses estabelecimentos, o farmacêutico faz seleção de fornecedores, de produtos legais e originais e orienta os pacientes sobre como usar medicamentos prescritos”, diz.
Ao sentir efeitos estranhos, o paciente deve conferir a bula, especialmente nas seguintes seções:
Quando não devo usar este medicamento?”

O que devo saber antes de usar este medicamento?”
Quais os males que este medicamento pode me causar?”.

Em casos em que o medicamento sempre foi usado, mas agora não faz mais efeito, Wagner explica que isso pode ocorrer devido à interação com outra medicação. “Um pode interferir no outro, intensificando ou amenizando o efeito esperado”, explica. Já em relação aos #antibióticos, é comum isso ocorrer quando o tratamento não é concluído e o microrganismo cria uma resistência ao tratamento. Por isso, o farmacêutico ressalta que é importante usar os remédios no prazo estipulado.
Além dessas situações, alguns lotes de remédios podem ter problemas de qualidade. Nessa, e em qualquer uma das outras situações, o paciente pode procurar um #farmacêutico para que ele verifique a situação e faça o encaminhamento para o médico, se necessário.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Anvisa e do Conselho Federal de Farmácia

 

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.