Blog Oficial Alemdii

Complicações mais Frequentes na Retocolite Ulcerativa

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Megacólon tóxico e câncer colorretal

Megacólon tóxico

Constitui-se em uma emergência médica  pela sua alta gravidade, representando a forma mais intensa de inflamação do intestino grosso (este também chamado de cólon) no contexto da doença inflamatória intestinal.
A chance de um indivíduo com retocolite ulcerativa de desenvolver essa complicação ao longo da vida é de 2,5%.

Nestes casos, a intensidade do processo inflamatório causa uma espécie de paralisia da musculatura da parede intestinal e o cólon se dilata ao ponto de romper em alguns casos.
A descontinuação rápida de corticoide e o uso de certo medicamentos como narcóticos (codeína, tramadol) em pacientes com colites graves podem contribuir para sua ocorrência.
O diagnóstico em geral é feito através de radiografia simples do abdome e o tratamento envolve internação hospitalar, suspensão da dieta, hidratação venosa e antibioticoterapia.
A cirurgia para remoção do intestino grosso (colectomia total) está indicada na maioria dos casos devido ao elevado risco de perfuração intestinal.
Embora em menor proporção que na retocolite ulcerativa, o megacólon tóxico pode também acometer pacientes com doença de Crohn desde que haja extenso comprometimento do intestino grosso.

No próximo texto –  Câncer colorretal.

Fonte: Cartilha GEDIIB – Complicações na Doença Inflamatória Intestinal. Autor: Dr. Marco Zerôncio. Mmbro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil.
Divulgação autorizada pelo GEDIIB.

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.