Tratamento medicamentoso das DIIs no SUS
Toda pessoa que necessite de algum tratamento medicamentoso tem o direito de recebê-lo. Isso está incluído justamente no Direito à Saúde, previsto na Constituição Federal. Logicamente, há um bom senso: tem-se levado em conta a situação econômica do paciente e a indicação precisa por um médico devidamente habilitado para isso, entre outros fatores.
O Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como princípio a universalidade, tenta efetuar o fornecimento gratuito e espontâneo das principais (senão de todas) drogas necessárias ao tratamento de grande parte das doenças. Assim, tendo a indicação médica para uso de determinado medicamento, na forma escrita (em formato de laudo médico e de receita médica) e exames que comprovem a doença, seu primeiro passo é comparecer ao SUS para solicitar o
tratamento.
Há uma lista de medicamentos de fornecimento espontâneo pelo SUS, editada em nível federal, ou seja, comum a todos os Estados do País. Porém, hoje é muito comum que cada Estado tenha também normas regionais e Programas Estaduais de Dispensação de Medicamentos, que incluam outras drogas nesse fornecimento.
Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT
São documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas.
PCDT da Retocolite Ulcerativa: encurtador.com.br/fIU38
Medicamentos disponíveis de acordo com o PCDT:
- Sulfasalazina
- Mesalazina
- Prednisona
- Azatioprina
- 6-mercaptopurina
- Ciclosporina
PCDT Doença de Crohn: encurtador.com.br/elx03
Medicamentos disponíveis de acordo com o PCDT:
- Sulfassalazina
- Mesalazina
- Hidrocortisona
- Prednisona
- Metilprednisolona
- Metronidazol
- Ciprofloxacino
- Azatioprina
- Metotrexato
- Infliximabe
- Adalimumabe
- Certolizumabe pegol
- Alopurinol
Fontes:
Cartilha dos Direitos e Responsabilidades dos Pacientes com DII
Ministério da Saúde
Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais