Seria tirar conclusões precipitadas pensar que a recorrência é igual à cirurgia, pois nem sempre é tão grave que leva a problemas
A realidade é que, até o advento das melhores drogas de combate ao Crohn, incluindo terapias biológicas, a doença era mais provável de ocorrer novamente – o que significa que algumas pessoas precisariam de uma segunda ou terceira cirurgia. Então, surgiu o mito de que o ato de realmente fazer uma ressecção cirúrgica, como é chamado, leva a outra cirurgia, o que não é verdade. Então, o que é verdade?
É muito provável que a doença de Crohn volte ao local onde as duas extremidades saudáveis do intestino foram costuradas – conexão chamada de anastomose – mas não é a cirurgia que leva à recorrência. Muito provavelmente, isso aconteça em até 90% dos casos. Mas seria tirar conclusões precipitadas pensar que a recorrência é igual à cirurgia, pois nem sempre é tão grave que leva a problemas. Isso significa que, se um indivíduo fez uma colonoscopia e o médico analisou essa conexão, verá evidências de que a doença de Crohn voltou, mas essa recorrência pode ser leve, especialmente se a identificarmos precocemente.
Fonte: Cirurgia para a doença de Crohn vai abrir a “Caixa de Pandora”? Professor doutor Miguel Regueiro, Departamento de Gastroenterologia e Hepatologia Cleveland Clinic Foundation Estados Unidos. ABCD em Foco Nº 66.