Blog Oficial Alemdii

Uveíte – problema grave que pode causar cegueira

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Pode ser causada por agentes infecciosos ou origem autoimune

Basta o olho ficar vermelho, que a suspeita recai logo sobre a conjuntivite. Mas, há outra inflamação comum nos olhos que, se não tratada adequadamente, pode causar cegueira irreversível: a uveíte. O problema afeta uma das estruturas da região ocular conhecida como úvea, que é formada por iris, corpo ciliar e coroide.

A uveíte pode ser causada por agentes infecciosos como bactérias, parasitas e vírus. Porém sua origem pode ser autoimune, provocada por doenças reumatológicas como a artrite reumatoide.

— Quando uma pessoa que apresenta os sintomas da uveíte também se queixa de dores nas costas ou nas articulações no mesmo período deve procurar um reumatologista para investigar se a inflamação é causada por alguma doença reumatológica — orienta José Roberto Provenza, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia e professor titular de reumatologia da PUC de Campinas.

O diagnóstico da patologia é feito por meio de exame ocular completo, realizado pelo oftalmologista para confirmar os sintomas. Quando necessário, testes complementares de sangue e de imagem podem ser solicitados para definição da causa.

— O tratamento depende do tipo de uveíte. Caso se isole um agente infeccioso, trata-se com medicação específica, como antibióticos ou antivirais. Caso seja de origem autoimune, o uso de drogas com corticoides, imunossupressores ou imunomoduladores estão indicadas. Mais recentemente foi aprovada uma outra classe de medicação, as biológicas, também destinadas aos tratamento de uveítes — diz Maria Auxiliadora Frazão, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Conheça os sintomas

  • Vermelhidão: os olhos ficam muito avermelhados
  • Dor nos olhos: a inflamação pode provocar dores nos olhos
  • Fotofobia: o paciente apresenta grande sensibilidade à luz
  • Diminuição da acuidade visual: é possível que a pessoa perceba a diminuição da capacidade de seu olho de distinguir detalhes espaciais, como identificar o contorno e a forma dos objeto
  • “Moscas volantes”: são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. São percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede vazia

Fonte: Extra

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.