Blog Oficial Alemdii

Uveíte – doença ocular que pode estar associada a doenças reumáticas

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, porém sabe-se que pode estar associada a doenças reumáticas

Alguns calendários apontam 10 de julho como Dia de Alerta para a Saúde Ocular.  Esta é uma boa oportunidade para, mais uma vez, alertar sobre os sinais e sintomas de uveíte, doença inflamatória da úvea, importante causa de cegueira no mundo, mas que pode ser confundida com uma conjuntivite (de rápida recuperação) pelo seus principais sintomas: olhos vermelhos, sensibilidade à luz e visão embaçada.

A uveíte pode ser classificada em anterior, posterior, intermediária ou difusa de acordo com a região do olho acometida e deve ser tratada rapidamente, pois pode levar a complicações como catarata, glaucoma, perda progressiva da visão e cegueira.  Pode ocorrer em ambos os sexos, em qualquer idade, mas sabe-se que são mais frequentes em adultos jovens (até 45 anos).

Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, porém sabe-se que pode estar associada a doenças reumáticas, como espondiloartrites, artrite reumatoide e lúpus eritematoso. Segundo a Sociedade Brasileira de Uveítes, as doenças autoimunes são a causa mais comum de uveíte anterior no Brasil, enquanto toxoplasmose é a causa mais comum de uveíte posterior.

Em caso de alguns dos sintomas, é fundamental iniciar o diagnóstico diferencial entre uveítes e outras inflamações oculares. Quando identificada, é importante uma estratégia envolvendo o especialista na doença de base – o reumatologista, no caso das uveítes associadas a doenças reumáticas. Para diagnosticar a uveíte, os especialistas podem prescrever exames de sangue e de imagem.

Portanto, na presença de sintomas, é importante não se automedicar e, sim, procurar um especialista para o diagnóstico diferencial inicial, quando os olhos apresentam vermelhidão e dor.   Nas uveítes, o diagnóstico precoce é fundamental para preservar a integridade da visão.

Ouça entrevista com Dr. Provenza  sobre a correlação de doenças reumáticas e uveítes: https://bit.ly/2NOjnhQ

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.