Município do Rio de Janeiro inaugura serviço inédito na rede pública hospitalar
Ontem, foi inaugurado no Hospital Municipal Jesus, um novo serviço para assistência especializada de crianças com quadros crônicos
A Prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira (5/3/18), no Hospital Municipal Jesus (HMJ), um novo serviço para assistência especializada de crianças com quadros crônicos. A Clínica da Dor é voltada para o diagnóstico e tratamento dos diversos casos de dor crônica e de difícil controle. Será o primeiro serviço pediátrico especializado em terapia da dor em hospitais públicos no estado.
A Clínica da Dor do Hospital Jesus tem objetivo de acompanhar pacientes internados e oferecer assistência para o controle de dor aguda pós-operatória; pacientes com patologias crônicas (clínicas ou cirúrgicas) com dor de difícil controle; na terapia intensiva em uso de sedativos e/ou opióides com difícil desmame ou síndrome de abstinência; e atendendo solicitação de pareceres das equipes clínicas ou cirúrgicas. Também prestará atendimento ambulatorial para crianças com cefaleia crônica; doença musculoesquelética e síndromes miofasciais, como fibromialgia; patologias reumáticas; dor abdominal crônica; síndrome dolorosa complexa regional (espontânea ou pós-trauma); doenças hematológicas e oncológicas; dor crônica relacionada a cirurgias (coluna, membros, torácica); dor neuropática.
O novo serviço funcionará em uma sala exclusiva, com atendimento ambulatorial e para realização de procedimentos e infusão de medicamentos. Três médicos anestesiologistas especializados, dois psiquiatras e um enfermeiro formarão a equipe para atendimento às crianças e orientação aos pais.
Como o Jesus é um hospital de ensino, a Clínica da Dor funcionará também para a formação e treinamento de outros pediatras na especialização; além de poder desenvolver projetos de pesquisa contribuindo para o aprimoramento técnico-científico do serviço e intercâmbio nas áreas de ensino e pesquisa envolvendo grandes centros de referência na área, como o Center for Excellence in Pediatric Regional Anesthesiology (Seattle), o Children’s Hospital da University of Washington e a Clínica de Dor do Lucile Packard Children’s Hospital, da Stanford University (Califórnia), todos nos Estados Unidos.