Blog Oficial Alemdii

Respira fundo!

Compartilhe essa publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Respira fundo! Pela frente ainda tem muito mundo ? .
 
A vida para algumas pessoas é um eterno respirar fundo, contar até dez… e quem nunca precisou respirar fundo para continuar?
 
Passamos por momentos delicados que parecem não ter fim… que os nossos problemas são tão grandes que não vamos dar conta, então é nesse momento que entra o “respira fundo”.
.
Para quem está no furacão de uma doença crônica, como as doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), sabe bem o que é esse tal de “respira fundo”. Nos momentos de dores, quando adiamos compromissos e sonhos, quando somos desacreditados, quando parece que nada vai dar certo, quando vamos tomar aquela picadinha da medicação… Dor é dor não é gente! Para alguns ela é suportável, para outros não. Sabe lá o quanto de dor algumas pessoas já suportaram? Isso sensibiliza mesmo.
 
O que fazer ??
 
 Para quem está de fora:
 
Primeiro é estar dentro, estar junto, depois apoiar, conversar, indicar um Psicólogo, ser solidário.
 
 Para quem está nesse momento difícil:
 
Respirar fundo. Sério mesmo! Exercícios de respiração podem fazer maravilhas no nosso corpo e contribuir para colocarmos um pouco de paz no coração.
 
Na medicina convencional, pesquisas vêm mostrando a ligação entre a fisiologia da respiração, a neurologia e o comportamento. Sabe-se, por exemplo, que tomar consciência da forma como você inspira e expira pode ser um tratamento.
 
“Os exercícios respiratórios não substituem a medicação, mas podem ser tão importantes quanto ela”, afirma o psiquiatra Antonio Egidio Nardi, chefe do Laboratório de Pânico e Respiração da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comentando doenças como o estresse, depressão e mesmo a síndrome do pânico.
 
A respiração certa acontece no diafragma, músculo que separa o pulmão de outros órgãos no abdome. Uma inspiração correta deve fluir suavemente e de forma profunda por meio desse músculo. Uma expiração longa, na mesma medida, consegue liberar muitas tensões.
 
Pratique dois exercícios de respiração:
 
☑ Respiração diafragmática em shavasana
 
Deite confortavelmente sobre uma superfície firme, com os pés um pouco afastados e os braços ao longo do corpo, palma das mãos para cima. Deixe o ar entrar e sair com suavidade pelo nariz. Apoie uma das mãos sobre o peito, procurando deixá-la o mais imóvel possível, e descanse a outra mão abaixo das costelas, na região do baixo abdome. Imagine seu diafragma como uma bexiga, que infla na inspiração e esvazia na expiração.
 
☑ Nadi shodana
 
Sentada, ereta, coloque o dedo médio e o indicador da mão direita no ponto entre as sobrancelhas. Expire pelas duas narinas. Então, tampe a narina direita com o polegar e inspire apenas pela esquerda. Tampe a esquerda com o dedo anular e solte o ar pela direita. Agora inspire pela direita, tampe-a com o polegar e solte pela esquerda, completando um ciclo completo. Faça 12 ciclos. Esse pranayama restaura o equilíbrio em momentos de crise.
 

 

Sobre os exercícios, eu encontrei aqui: Claudia

Conte a sua história

Farmale é membro

Investidores Sociais

Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

NOSSAS REDES

Inscreva-se em nossa Newsletter

O conteúdo editorial do blog Farmale não apresenta nenhuma relação comercial com os investidores sociais do blog, assim como com a publicidade veiculada no site.

 O blog Farmale faz parte do projeto de comunicação da ALEMDII.

A informação contida neste blog está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso à Informação é um direito seu: Fique informado.

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.