Ostomia e aceitação
Entender a necessidade/benefícios da construção de uma ostomia contribui com a aceitação. Querer estar vivo já seria motivo suficiente para a aceitação positiva da ostomia, mas nem sempre esse processo é tão simples.
Mudanças no corpo promovem sentimentos que muitas vezes não sabemos gerenciar e a cobrança pelo corpo perfeito tem sido um fator de grande ansiedade para as pessoas. As mudanças no nosso corpo podem acontecer por diversos motivos, pela idade, ganho ou perda de peso, atividade física, por cirurgia… e aqui começamos a nossa conversa sobre ostomia e aceitação. Para alguns que já passaram pela cirurgia, o mais difícil não é se adaptar à ostomia, mas sim lidar com o preconceito.⠀
Além do preconceito externo a pessoa ostomizada pode acabar criando uma autodefesa antecipada à rejeição que ela pressupõe que irá sofrer pelos outros. Por isso a importância de dois profissionais para ajudar nesse processo de aceitação, o Estomaterapeuta e o Psicólogo.
Para muitos a construção de um estoma traz uma nova perspectiva de vida, uma nova oportunidade de estar vivo, livre das dores e dos problemas que o fizeram chegar à cirurgia. Damaris Morais, que é a convidada para a Live Farmale , comentou sobre a foto que acompanha esse post – “Essa foto foi num dia tão, mas tão feliz, e foi por causa da ostomia que vivi esse dia. Aceitação + Gratidão = Felicidade”.
No dia 4 de junho ocorreu a Live Farmale com a Psicóloga Damaris Morais. O que me despertou a vontade de fazer essa live, foi justamente uma notícia que saiu terça-feira dia 2, nos jornais internacionais sobre um homem que pedia pela eutanásia. O caso já foi para uma audiência para que seja decidido judicialmente.
Para quem perdeu essa Live Farmale ou gostaria de assistir novamente:
Leia mais: https://www.farmale.com.br/ostomia-aceitacao/
Você conhece a Cartilha da Mulher Ostomizada? Acesse aqui: www.farmale.com.br/cartilha-da-mulher-ostomizada-7a-edicao/
Leia o depoimento da Damaris Morais: www.farmale.com.br/quero-superviver/