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Durma bem

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Você já deve ter ouvido que dormir pouco não é nada bom para a saúde. Dados da Associação Brasileira de Sono divulgados em 2017 no evento de lançamento do Hotel do Sono  (iniciativa da empresa farmacêutica Medley para conscientizar a população sobre a importância de um sono de qualidade) indicam que a população brasileira sofre com um débito de duas horas de sono por dia.

Algumas dicas:

1. Sem telas antes de dormir
A luz azul que ilumina as telas de celulares, televisores e computadores também é responsável por diminuir a produção de melatonina, um hormônio chave que nosso cérebro utiliza para se preparar para as horas de descanso.
É por isso que os cientistas e especialistas recomendam abandonar as telas pelo menos 30 minutos antes de ir dormir.
2. Roupa de cama limpa
A sua cama pode ser um ambiente propício para bactérias e fungos procriarem em apenas uma semana. A combinação de suor, pelos de animais, pólen, pele, pó e muitos outros itens é o suficiente para te deixar doente ou com alergias. Então cultive o hábito de lavar sua roupa de cama a cada 7 dias.
3. Distancie-se das telas para evitar cansaço visual
Computador, celular, televisão, notebook, tablet. Esse percurso de trocar de telas ao longo do dia faz com que os olhos nunca tenham um descanso e permite que eles fiquem secos, embaçados ou irritados. É o que os oftalmologistas chamam de “fadiga ocular digital”.
Para evitar esse problema, tenha certeza de que você está se hidratando e piscando o suficiente. Outra dica é diminuir o brilho da tela de seu celular. Você também pode praticar o método conhecido por 20-20-20: a cada vinte minutos, foque seu olhar em algo que esteja ao menos 20 pés de distância (aproximadamente 6 metros) de você por aproximadamente 20 segundos. Isso dará um descanso a seus olhos.
4. Sem telas antes de dormir
A luz azul que ilumina as telas de celulares, televisores e computadores também é responsável por diminuir a produção de melatonina, um hormônio chave que nosso cérebro utiliza para se preparar para as horas de descanso.
É por isso que os cientistas e especialistas recomendam abandonar as telas pelo menos 30 minutos antes de ir dormir.
5. Alimentação
Uma boa alimentação está ligada a uma boa noite de sono. Evite alimentos gordurosos ou calóricos antes de ir para cama. O ideal é comer duas horas antes de se deitar.
6. Evite café
Café ou bebidas cafeinadas não devem ser consumidas horas antes de dormir. O último café ao longo do dia deve ser consumido depois do almoço.
7. Vá para cama somente quando estiver muito sonolento
Não leia, nem estude na cama. Priorize o quarto para dormir a noite inteira, esses relaxamentos podem interferir negativamente no sono, provocando cochilos fora de hora.
Fontes:
Revista Galileu
ISTOÉ

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