Embora todas as especialidades médicas tenham sido afetadas de alguma forma pela COVID-19, as preocupações oftalmológicas ganharam muita atenção na última semana.
A conjuntivite pode ser um sintoma relacionado à infecção com SARS-CoV-2, segundo alguns especialistas. Pesquisadores sugerem que pessoas com conjuntivite devem ser testadas para infecção por coronavírus. ⠀
⠀
Vários estudos recentes também encontraram evidências de que o vírus pode causar “vermelhidão nos olhos”, embora o sintoma pareça incomum.
⠀
Por exemplo, um relatório no British Journal of Oftalmology descreve um homem de 30 anos com COVID-19 confirmada e conjuntivite aguda bilateral. ⠀
⠀
As amostras de swab conjuntival permaneceram positivas para SARS-CoV-2 nos dias 14 e 17 após o início dos sintomas. Os autores ressaltam, no entanto, que a amostragem conjuntival pode não ser útil para o diagnóstico precoce da COVID-19, pois o vírus pode não aparecer inicialmente na conjuntiva.
Além disso, uma pesquisa recente constatou que a oftalmologia foi uma das três principais especialidades associadas a um maior risco de residentes médicos contraindo SARS-CoV-2. Com efeito, Li Wenliang, MD, que arriscou sua vida para espalhar avisos sobre a COVID-19, era oftalmologista e morreu após contrair o vírus de um paciente assintomático.
⠀
Além das preocupações com a segurança, as práticas de oftalmologia também foram duramente atingidas pelas medidas de fechamentos durante a COVID-19 e outras mudanças. ⠀
⠀
Você pode ler mais sobre essa tendência e sobre todas as notícias importantes do coronavírus, tornando-se um membro da Medscape, que é gratuita. Basta tocar no link na biografia @medscape para participar.
⠀
Gostaríamos de ouvir sobre suas experiências com problemas oculares relacionados ao coronavírus. Conte-nos suas experiências nos comentários.
? Tradução Doutor Okinga e Alessandra de Souza @farmaleachou
? CANAL DOUTOR OKINGA – youtube.com/c/DoutorOkinga