Blog Oficial Alemdii

Complicações mais Frequentes na Retocolite Ulcerativa

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Megacólon tóxico e câncer colorretal

Compartilhei informações sobre o megacólon tóxico no texto de ontem (clique aqui para ler). Hoje compartilho, conforme combinado, sobre o câncer colorretal.
A inflamação crônica na mucosa do reto e do intestino grosso pode facilitar o surgimento de displasia e, consequentemente, de câncer colorretal em alguns pacientes. O risco é maior quanto maior for a extensão da inflamação, principalmente nas pancolites. Nos casos em que há inflamação exclusivamente retal, o risco de câncer é igual àquele da população em geral.

Outros fatores elevam as chances de desenvolvimento desta complicação na retocolite ulcerativa como história familiar de câncer colorretal, tempo prolongado de doença (>10 anos) e associação com colangite esclerosante primária.
Em consequência, os pacientes com retocolite ulcerativa com doença localizada além do reto e os pacientes com doença de Crohn colônica extensa (área acometida superior a 1/3 do órgão) são orientados a seguir um protocolo de vigilância após 8-10 anos de diagnóstico com realização de colonoscopia a cada 1-2 anos indefinidamente.
O seguimento adequado com colonoscopias é comprovadamente eficaz na detecção de lesões precoces, o que possibilita o pronto tratamento cirúrgico, evitando-se diagnósticos tardios de lesões avançadas com menor chance de cura.
Fonte: Cartilha GEDIIB – Complicações na Doença Inflamatória Intestinal. Autor: Dr. Marco Zerôncio. Mmbro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil.
Divulgação autorizada pelo GEDIIB.
Próximo texto sobre as complicações mais frequentes na doença de Crohn

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.