Anvisa aprova nova terapia para retocolite ulcerativa
O medicamento é mais uma opção no país para o tratamento da retocolite ulcerativa, que pode ser administrado pelo próprio paciente por via subcutânea, com uma caneta aplicadora anatômica, melhorando a comodidade de administração do remédio e facilitando a adesão ao tratamento.
Sobre a retocolite ulcerativa
A retocolite ulcerativa atinge a mucosa que reveste o intestino grosso, provocando lesões no local. Os sintomas dependem da extensão e da gravidade da inflamação, porém a doença é caracterizada por diarreia com muco ou com sangue, anemia, cólicas abdominais e perda de peso. Não há causa específica para a doença, mas acredita-se que fatores genéticos e autoimunes são responsáveis pelo seu aparecimento.
Sobre golimumabe
Golimumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano que atua bloqueando a ação do TNF-alfa (fator de necrose tumoral alfa), uma proteína produzida pelo sistema imunológico do próprio corpo e que, quando gerada em excesso, pode comprometer ossos, cartilagens e tecidos. O medicamento é aprovado em mais de 85 países para artrite reumatoide, espondilite anquilosante e artrite psoriásica. Em 2011, recebeu a aprovação da ANVISA para essas mesmas indicações no Brasil. Golimumabe possui duas apresentações: caneta autoinjetora subcutânea (para artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e retocolite ulcerativa) e via solução intravenosa (para artrite reumatoide moderada a grave).
Fonte: SEGS
Essa medicação já havia sido aprovada pelo FDA para retocolite ulcerativa (RCU) em 2013 e somente agora, 5 anos depois está aprovado pela ANVISA. Nosso atraso em relação aos outros países é absurdo! Lembrando que a RCU tem um PCDT que não oferta terapia biológica, pois desde que foi lançado em 2002, tal PCDT nunca sofreu atualização. Cabe destacar que os critérios relativos à existência de registro na ANVISA são muito relevantes tendo em vista que estão relacionados às evidências clínicas de segurança da tecnologia e, portanto, o procedimento não é mais considerado experimental.
Comment on "ANVISA aprovou golimumabe para retocolite ulcerativa"
Dagoberto Camejo
Muito bom saber que estão tentando melhorar a qualidade de nossas vidas. Parabéns.