Blog Oficial Alemdii

Cuidados com a alimentação da pessoa com estomia

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para as pessoas com estomias, a avaliação com um nutricionista garante um acompanhamento específico e auxilia nos cuidados

A alimentação saudável possui um papel significativo na vida da população, seja para a prevenção de doenças ou, ainda, para a recuperação do estado nutricional, garantindo a melhoria na qualidade de vida. Para as pessoas com estomias, a avaliação com um nutricionista garante um acompanhamento específico e auxilia nos cuidados dos possíveis quadros de desnutrição e deficiências de vitaminas e minerais.

 

Entre os procedimentos mais comuns de comunicação artificial dos órgãos com o meio externo está a estomia intestinal, como é o caso da colostomia – estomia do intestino grosso. A má absorção de nutrientes pode impactar na vida desses pacientes. Os cuidados, a  suplementação ideal e a redução de desconfortos requerem uma abordagem nutricional individualizada.

Para a nutricionista que atua no Serviço de Atendimento aos Ostomizados (SAO) estadual, Airecê Hozana, a alimentação saudável é imprescindível para evitar sintomas como a constipação e a diarreia.

“Comer é um dos grandes prazeres do ser humano e isso não deve mudar ao se ter uma estomia. É necessário entender que os efeitos dos alimentos no organismo acontecem de maneira individualizada. Com isso, é importante identificar na alimentação habitual o que pode causar alguns desconfortos como odores, formação excessiva de gases, constipação e diarreia, e controlar os sintomas”, enfatizou.

A especialista acrescentou ainda que o papel da nutrição é auxiliar o paciente com estomia no planejamento alimentar, introdução de novos alimentos e recuperação pós-cirúrgica.

“É importante sanar as dúvidas que tanto angustiam esses pacientes para saber com o que pode ou não se alimentar. Não há alimentos proibidos em geral, visto que, a alimentação é prescrita de forma individualizada, mas é preciso seguir orientações, pois a estomia de eliminação altera os processos de absorção e excreção, comprometendo o estado nutricional”, frisou.

Sobre o serviço 

No SAO, que integra o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino –  CER IV, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), há mais de 900 cadastros ativos de usuários. Para realizar o cadastro, o paciente ou familiar deve comparecer ao CER IV com a cópia do RG e CPF do usuário e/ou do responsável, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência atualizado e relatório médico original com cid.

Além da entrega dos equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança, o serviço fornece aos usuários e familiares, as orientações necessárias para o cuidado com o estoma, suporte para a prevenção das complicações, acompanhamento com equipe multiprofissional e o incentivo ao convívio social e familiar, além da participação em grupos de apoio como a Associação Sergipana de Ostomizados e Amigos – ASSOA.

Fonte: SES – https://www.istoearacaju.com.br/2023/05/20/saiba-os-cuidados-com-a-alimentacao-da-pessoa-com-estomia/

Publicações relacionadas

Leave comment

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.