Pessoas com DII podem ter dificuldade para manter uma nutrição saudável
Entre as razões para essa dificuldade estão os sintomas da doença, as complicações e as medicações.
Sintomas da DII:
Em períodos de crise da doença, sintomas como diarreia, urgência para evacuar, dor abdominal, náuseas, vômitos, sangue nas fezes, constipação, perda de apetite, fadiga e perda de peso podem afetar negativamente a nutrição.
A diarreia grave pode causar desidratação, privando o corpo de fluidos, nutrientes e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e fósforo). Portadores de doença de Crohn e retocolite ulcerativa geralmente têm apetite reduzido, como resultado de náusea, dor abdominal ou sensação de sabor alterado. Isso pode dificultar a ingestão de calorias e obtenção de nutrientes suficientes. Além disso, a necessidade de evacuar muitas vezes em um dia pode fazer com a pessoa com DII evite comer demais, a fim de prevenir esse sintoma. Ao comer muito pouco, o indivíduo corre o risco de tornar-se desnutrido.
Outro possível sintoma da DII é o sangramento retal resultante de feridas (ulcerações) que se formam no revestimento interno do trato intestinal e levam à perda de sangue. Quando crônica, essa perda de sangue pode eventualmente provocar anemia, que, se não for controlada, é capaz de causar fadiga.
A perda de peso pode ocorrer como resultado da diarreia e perda de apetite devido à dor abdominal, náuseas, vômitos ou piora da diarreia. Além disso, o processo inflamatório da DC e RCU pode resultar em aumento do consumo de energia armazenada e na degradação dos tecidos do corpo, muitas vezes ocasionando a perda de peso, apesar da ingestão calórica adequada.
Sobre as as complicações e as medicações, compartilho com vocês nos próximos sábados, que ficou na Programação Semanal Farmale, como dia de compartilhar assuntos sobre alimentação.
Fonte: Manual de Nutrição, Dieta e Doença Inflamatória Intestinal – Crohn’s & Colitis Foundation of America. ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e doença de Crohn. Nestlé Health Science.
Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais