Blog Oficial Alemdii

Pacientes com doença de Crohn aguardam tratamento no SUS

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

⏳ A espera por um novo medicamento para a doença de Crohn no SUS já ultrapassa 8 meses, impactando a vida de mais de 140 mil brasileiros.

 
Dra. Marta Brenner Machado, presidente da ABCD @abcd.org.br , alerta para a gravidade da situação: “É uma doença debilitante, progressiva e incurável até o momento.”
 
Júlia Assis @juliaassis.oficial , presidente da @alemdii , diagnosticada em 1997, vivenciou as dificuldades do acesso ao tratamento. “A falta de informação me fez negar a doença”, conta. Em 2002, uma complicação quase a levou a óbito. Hoje, Júlia depende de medicação que é fornecida pelo SUS. Mas o ustequinumabe, aprovado em janeiro, segue indisponível, gerando revolta. “É triste ver que o medicamento existe, mas o paciente não pode pegar”, lamenta.
 
Médicos e pacientes lutam por uma vida normal para quem convive com Crohn. “A parcela mais atingida são adultos jovens”, destaca a Dra. Munique Kurtz de Mello.
 
Dra. Marta reforça a necessidade de mais opções de tratamento no SUS. O Ministério da Saúde promete o medicamento até outubro, mas a espera é angustiante. 😣
 
“Esse paciente pode ser um filho, uma mãe ou você mesma. É sempre o amor de alguém, e precisa ser cuidado”, finaliza Júlia.
 
 
 
Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.