Blog Oficial Alemdii

Doença Inflamatória Intestinal está aumentando no Brasil

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um estudo publicado em 2018, que analisou mais de 22 mil pessoas diagnosticadas com Doença Inflamatória Intestinal no estado de São Paulo, identificou incidência anual de 13,3 novos casos a cada 100 mil habitantes e prevalência de 52,6 casos/100 mil habitantes

Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas no mundo sejam acometidas pela Doença Inflamatória Intestinal (DII), cuja incidência e prevalência vêm aumentando em todo o Brasil, principalmente na região Sudeste, disse o Dr. Alexandre de Sousa Carlos, gastroenterologista e coordenador do Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em entrevista ao Medscape em português.

Antes de seguir, vamos dar uma pausa para entender 2 palavras – prevalência e incidência

Incidência se refere a casos novos (diagnosticados no período) e Prevalência a todos os casos (novos e antigos). A prevalência pode aumentar com o aumento da incidência ou pela migração de grupos nos quais essa doença seja muito prevalente, pode aumentar por tratamentos que prolonguem a vida (sem curar) e também por técnicas que levam a identificação da doença (diagnóstico mais fácil). 

Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs)

As DIIs são doenças crônicas do trato digestivo. As mais conhecidas são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa (você também pode encontrar como “colite ulcerativa”). Diarreia, cólicas, dor abdominal, sangramento retal, perda de peso, febre e fadiga são alguns dos sintomas associados. Também podem ocorrer manifestações extraintestinais.

A faixa etária mais acometida é a de 20 a 40 anos de idade

Segundo um estudo da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB) apresentado no congresso da European Crohn’s and Colitis Organisation, a média de idade dos pacientes com DII no país é de 34,4 anos. Mas, embora os adultos jovens sejam os mais afetados, a DII pode ser diagnosticada em todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos ─ grupo que desperta maior preocupação em função da atipicidade dos sintomas e da resposta terapêutica.

Segundo a literatura, de 10% a 15% dos casos de DII acometem indivíduos acima de 60 anos de idade. No entanto, a European Federation of Crohn’s & Ulcerative Colitis Associations (EFCCA) prevê que, na próxima década, essa faixa etária concentrará um terço dos casos.

De acordo com o Dr. Alexandre, os sintomas podem ser atípicos nos idosos, e o envelhecimento natural do sistema imunológico pode influenciar a evolução do quadro e a resposta ao tratamento.
“Embora a DII seja menos prevalente na população idosa do que em adultos jovens, é uma preocupação crescente. Daí a necessidade de conscientização sobre a DII em todas as faixas etárias, incluindo idosos, para garantir um diagnóstico precoce e tratamento adequado”, destacou o médico.
 
 
 
O Dr. Alexandre alertou que, de forma geral, há uma tendência a demora no diagnóstico da DII, o que pode impactar na evolução natural da doença e favorecer complicações como estenose, fístulas ou perfurações. 

19 de maio, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

Para o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, a campanha de conscientização da EFCCA destaca que “DII não tem idade”. A entidade europeia aproveitou a data para iniciar uma pesquisa sobre DII em pessoas com 60 anos ou mais.

Já a GEDIIB escolheu o tema “visibilidade DII” para a sua campanha de conscientização. O grupo chama atenção para a necessidade de mais informações e esclarecimento sobre a doença.

Fontes:

Prevalência da DII está aumentando no Brasil – Medscape – 19 de mai de 2023.

Epidemiologia Básica, segunda edição. R. Bonita, R. Beaglehole e T. Kjellström

Tradução »

Doe sua história

Cadastre-se

E fique por dentro de nossas novidades!

[sibwp_form id=2]

Nós siga nas redes sociais e curta a página.

Área do usuário

Não possui uma conta?
Clique em registrar para se cadastrar.