Conheça a rede social que conecta pessoas com deficiência
Para conectar pessoas com deficiência de forma eficiente e inteligente, um grupo de profissionais da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, em parceria com as universidades federais de Minas Gerais, do Pará e do Oeste do Pará, além da Universidade de Dortmund, da Alemanha, criaram uma rede social.
Intitulado de D+eficiência, o projeto pretende dispor de um espaço para que pessoas com deficiência, seus familiares, cuidadores e demais interessados possam compartilhar experiências, conhecer pessoas e encontrar informações relevantes acerca deste universo.
Assim como nas demais redes sociais, é preciso criar um perfil e imediatamente já é possível interagir com as pessoas por meio de postagem de fotos, vídeos, reportagens e artigos. O principal benefício da plataforma é a presença de conteúdos confiáveis, com supervisão constante de representantes do setor.
A ideia de criar uma rede social exclusiva para este público surgiu durante o desenvolvimento da tese de doutorado da professora da Escola de Enfermagem da USP, Fabiana Castro. “Ao constatar o uso de fóruns virtuais como instrumento de educação e apoio aos indivíduos, surgiu a motivação para aprofundar estudos sobre novas tecnologias educacionais, voltadas à reabilitação de pessoas com espinha bífida”, explica Fabiana.
Para coordenar o projeto, a professora conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Edital Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência.
Fonte: Portal Acesse