Estou iniciando uma série de textos sobre a Doença Inflamatória Intestinal na infância. Quando surgirem dúvidas sobre os textos, você pode enviar para o e-mail alessandra@farmale.com.br ou pode deixar aqui em mensagem.
Tem algum assunto que você gostaria de ver aqui no Farmale? Envie para o e-mail alessandra@farmale.com.br. Participe do Farmale! Com a sua ajuda vamos seguir mais fortes!
Doenças Inflamatórias Intestinais
A doença inflamatória intestinal (DII) apresenta-se como um processo inflamatório no trato gastrointestinal, com períodos de exacerbação e remissão. É classicamente definida como doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RCU). Apesar das semelhanças, essas duas doenças podem ser diferenciadas por suas características clínicas, endoscópicas e histológicas.
A DC tem origem desconhecida, multifatorial, com acometimento assimétrico e transmural de qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Apresenta-se em três formas: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante.
A RCU também de origem desconhecida com episódios recorrentes de inflamação e que acomete predominantemente a camada mucosa do reto e também várias porções do cólon, em geral de forma contínua.
Atualmente, é categorizado um outro subgrupo de DII: a colite indeterminada, cuja definição é uma colite grave com características sobrepotas de RCU e DC.
A DII pode estar presente em qualquer idade
A prevalência das doenças inflamatórias intestinais está crescendo em todas as faixas etárias, mas há um aumento ainda maior na proporção de crianças com o diagnóstico, principalmente de doença de Crohn. Assim como acontece com os adultos, o diagnóstico geralmente não é precoce, muitas vezes por falta de conhecimento sobre o problema, tanto de Pediatras quanto dos pais. A boa notícia é que, com tratamento adequado, acompanhamento médico e ajuda da família, a criança pode frequentar a escola, praticar esportes, brincar, participar das festas dos colegas e ter uma infância e adolescência normais.
A DII mais frequente em crianças e adolescentes é a doença de Crohn que, nos adultos, costuma aparecer na faixa entre 20 e 30 anos de idade, enquanto o pico de idade para a retocolite ulcerativa é em torno de 30 a 40 anos. Diagnóstico na infância ou adolescência ocorre em 15 a 20% do total de pacientes.
A incidência de DC em crianças e adolescentes é de aproximadamente três casos/100.000 pessoas e envolve até 20% de todos os pacientes antes dos 18 anos de idade.
Fontes:
DE MELO, Maria do Carmo Barros et al. Doença inflamatória intestinal na infância.
ABCD Em Foco nº 62
Visite aqui a página no Facebook e o Instagram Farmale!
Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.