Instagram libera lives com até 4 pessoas simultaneamente
O Instagram lançou, segunda-feira, (1º), um recurso que permite transmissões ao vivo com até quatro perfis simultâneos. Chamado de Salas Ao Vivo (Live Rooms, em inglês), a funcionalidade abrirá novas possibilidades para os criadores de conteúdo trazerem mais pessoas para participar de lives. A novidade está disponível nos aplicativos para Android e iOS.
Dinâmica das Live Roms
Tal qual ocorre na transmissão de duas pessoas, apenas o organizador da live poderá convidar os participantes para entrar na sala. Os outros três podem ser adicionados ao mesmo tempo, ou então aos poucos. O convite aparecerá sempre no canto superior da tela e o usuário deverá aceitá-lo para adentrar na conversa. Quando o limite de participantes for atingido, uma nova pessoa só poderá entrar quando alguém sair da transmissão.
Alcance, engajamento e visualizações
Com mais participantes, a tendência é de gerar mais alcance, engajamento e visualizações das transmissões. Será possível, por exemplo, promover talk shows ou rodas de debate. Músicos e bandas poderão se reunir virtualmente e fazer uma apresentação, cada um de sua casa, para os espectadores. Atores e atrizes poderão encenar peças, acompanhando, em tempo real, a reação do público. Competidores vão poder executar tarefas simultaneamente e ao vivo.
O Instagram permitirá a expansão dos negócios com o uso das Badges, uma maneira de os usuários apoiarem financeiramente seus criadores de conteúdo favoritos. Também será possível usar o Salas Ao Vivo para executar ações empresariais de parcerias pagas com mais de um influenciador digital ao mesmo tempo. Neste último caso, a mensagem será exibida logo abaixo do nome dos participantes.
Essa era uma reivindicação antiga dos usuários, que se intensificou principalmente durante a pandemia, quando houve uma explosão de transmissões online. Muitas pessoas precisaram recorrer a ferramentas externas — algumas delas, de forma bem improvisada — para conseguir reunir mais de 2 pessoas em uma live.
Agora, resta saber se o público vai aderir a essa nova possibilidade ou se a investida do Instagram chegou tarde demais.
Fonte: Canaltech