A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou no dia 08 de outubro/2020 consulta pública para atualizar a lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde.
Lembrando que temos até 21 de novembro para contribuir!
Clique aqui e confira a nota técnica contendo a lista completa das recomendações preliminares para as propostas de atualização do Rol.
Os documentos relacionados à Consulta Pública nº 81 estão disponíveis no site da ANS – confira aqui. O recebimento das contribuições ocorre no período de 08/10 a 21/11, exclusivamente por meio dos formulários eletrônicos.
Para contribuir:
Aqui podemos contribuir em relação aos medicamentos. Consulta Pública nº 81 – Contribuições para recomendações relacionadas às propostas de medicamentos.
Escreva na justificativa a importância dos medicamentos para você, conte a sua jornada de paciente, fale da importância da inclusão por classe terapêutica para que você tenha mais opções de medicamentos disponíveis. Fale com seu médico e outros profissionais da saúde envolvidos com o seu tratamento para contribuírem também!
A ANS anunciou a recomendação preliminar positiva para a incorporação para Retocolite Ulcerativa (RCU) de Infliximabe, Golimumabe e Vedolizumabe na Saúde Suplementar (planos de saúde), para os pacientes com doença moderada à grave que não responderem ao tratamento convencional. Observe que não é uma recomendação por classe terapêutica e sim por medicamento. Sendo assim, precisamos participar dessa consulta pública e exigir a incorporação por classe terapêutica (terapia imunobiológica endovenosa ou subcutânea) e não por medicamento.
Assim teremos uma equidade com o que é oferecido nos planos de saúde para o tratamento da doença de Crohn. “Tecnologia de Saúde: TERAPIA IMUNOBIOLÓGICA ENDOVENOSA OU SUBCUTÂNEA (COM DIRETRIZ DE UTILIZAÇÃO) – Doença de Crohn”. Essa informação você encontra no site da ANS – Rol de Procedimentos 2018 (atual em vigor).
Lembre-se de citar o Tofacitinibe que não foi incluído preliminarmente. É uma medicação oral aprovada pela ANVISA para retocolite ulcerativa, artrite reumatoide e artrite psoriásica. Devemos lembrar que a ANS aprova quimioterápicos orais, então vamos lutar por essa inclusão também!
Passo a passo para a contribuição em recomendações relacionadas às propostas de medicamentos na Consulta Pública nº 81
Leia os textos abaixo para entender melhor o que está sendo proposto para o próximo rol da ANS (planos de saúde) e assim, você poderá contribuir com mais informações sobre o tratamento da retocolite ulcerativa:
Consulta Pública nº 81 – Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Ciclo 2019/2020