Diferenças importantes sobre DII para Nutricionistas
As principais doenças inflamatórias intestinais são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Essas doenças possuem etiologia desconhecida, porém, estão diretamente relacionadas a alguns fatores importantes como:
Alteração da microbiota intestinal, aumento da permeabilidade intestinal, alteração da resposta imunológica (com aumento da resposta imune adaptativa, linfócitos Th1 e síntese de citocinas pró-inflamatórias) e fatores genéticos e ambientais.
Os sintomas mais comuns das DIIs são: diarreia, dor abdominal, perda de peso, hipoalbuminemia, anemia, sangramento, náusea/vômitos, febre, entre outros.
Doença de Crohn:
- Pode acometer da boca ao ânus;
- A inflamação é segmentar (intercala áreas intestinais inflamadas e áreas intestinais saudáveis);
- A inflamação é transmural (acomete todas as camadas celulares da parede intestinal podendo causar fistula e perfuração)
Retocolite Ulcerativa:
- Acomete o cólon, do reto para cima;
- A inflamação ocorre na camada mucosa;
- O sintoma principal é a diarreia com sangue.
Precisamos conhecer as características para optar pela melhor conduta dietética!
Instagram da Nutricionista Cristina Diestel: www.instagram.com/cristinadiestel_nutri/
Visite aqui a página no Facebook, o Instagram Farmale e o Canal Farmale! Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!
Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!
O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento.
O Farmale é o blog oficial da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais